Parceria entre EGP, prefeituras e empresas formam jovens em tecnologia e inovação

Publicada em

A EGP, Escola de Gestão Pública, realizou a formatura da 6ª edição do curso “Programação em Computação em Python com Drones”, iniciativa promovida em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí e Cajamar e as empresas Iron Mountain e Brazil Flying Labs.

Com duração de três a quatro meses e aulas aos sábados, o curso foi voltado a jovens atendidos pela Assistência Social de Jundiaí e da Prefeitura de Cajamar. O objetivo foi ampliar o acesso à tecnologia e abrir novas perspectivas de futuro para os participantes, aproximando-os de um mercado de trabalho em constante transformação.

Durante a cerimônia de formatura, dois alunos que se destacaram foram premiados com notebooks oferecidos pela empresa parceira: Raquel, de Cajamar, e Micaela, de Jundiaí.

Raquel destacou a importância da oportunidade. “O curso é muito importante para conhecermos mais sobre tecnologia, já que atualmente o mundo gira em torno dela.”

Micaela ressaltou a relevância das parcerias na democratização do conhecimento. “Foi um curso muito importante que agregou conhecimento aos alunos. É um mercado que está crescendo muito e o aprendizado nessa área tem um acesso um pouco mais difícil. Ter esses parceiros viabiliza isso, faz com que se torne mais fácil e acessível para nós. É um conhecimento muito valioso.”

O presidente da EGP, Silas Feitosa, reforçou a importância da iniciativa para a formação dos jovens. “A EGP, em parceria com as prefeituras e instituições, ofereceu esse curso que é uma das linguagens de tecnologia mais usadas no mundo, proporcionando uma abertura de horizontes para esses jovens. Torço para que eles ascendam socialmente e que transponham barreiras.”

Já o professor do curso, Marcelo Camargo, destacou o protagonismo dos estudantes. “Como professor, me sinto orgulhoso por ver esses jovens se formando e adquirindo todo esse conhecimento que, no futuro, poderão usar na carreira deles. Neste ano tivemos a surpresa de ter uma sala com maioria feminina — é bom ver que as mulheres estão dispostas a ascender nesse mercado de trabalho.”

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, também celebrou o resultado do trabalho conjunto. “Eu fico muito orgulhosa de ver esses jovens se formando. É muito importante olharmos para estes jovens como o nosso futuro. Quando a política pública é feita de forma humanizada e em conjunto, temos resultados bons como estes. “O evento marcou não apenas o encerramento de uma etapa, mas também o início de novas possibilidades para jovens que agora carregam consigo ferramentas importantes para construir o próprio futuro.