Na EGP: Jundiaí conduz encontro regional sobre eliminação vertical do HIV

Publicada em 22/04/2024 às 10:40

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) promoveu nesta sexta-feira (19) um encontro regional para abordar questões sobre a Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis. O evento, na Escola de Gestão Pública (EGP), reuniu cerca de 60 profissionais de saúde da cidade e dos Municípios de Louveira, Várzea Paulista, Cabreúva, Campinas, Jarinu, Itupeva e Campo Limpo Paulista, que integram o Departamento Regional de Saúde – DRS VII.

A transmissão vertical acontece quando a mãe não é diagnosticada ou é inadequadamente tratada e transmite a infecção para a criança durante a gestação ou parto, podendo, no caso do HIV, também ocorrer a transmissão durante a amamentação. Há 12 anos, Jundiaí não registra casos de transmissão vertical de HIV e, em 2023, foi premiada pelo Ministério da Saúde por essa conquista, resultado do trabalho intersetorial para prevenção, diagnóstico, tratamento da doença e assistência à gestante.

Profissionais de sete cidades, além de Jundiaí, participaram

“Estamos reforçando a importância do diagnóstico na Atenção Básica e do tratamento adequado para a mãe e para a criança e, também, alinhando fluxos de atendimento com as cidades do entorno, para as quais Jundiaí é referência. É fundamental o cuidado e o acolhimento pelas equipes de saúde e vigilância em saúde para todos os casos, especialmente quando se trata de uma gestante com ISTs/HIV”, ressaltou a médica infectologista do Ambulatório de Infectologia (AMI), Flávia Morais Gennari Pinheiro.

O pediatra do AMI, Dorival Soares, também observou que o evento é uma atualização para os profissionais. “Mesmo com todas as cidades atuando na prevenção, é essencial falarmos sobre as patologias, a triagem e a investigação adequada. Na maioria dos casos de Sífilis congênita, o bebê nasce assintomático, ou seja, aparentemente saudável. Mas, no futuro, o não tratamento pode ocasionar déficit de aprendizagem na criança, deficiência auditiva e deformidade óssea”, acrescentou.

A cidade, além de ofertar testagem, PEP e PrEP, e assistência a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) IST/HIV, do AMI e da Atenção Básica, dispõe de um Grupo de Trabalho Intersetorial de Investigação à Transmissão Vertical do HIV, responsável pela investigação e discussão de todos os casos, e de uma rede de cuidados intersetoriais às gestantes usuárias de álcool e/ou outras drogas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ
Foto: Fotógrafos PMJ

Link original: https://egp.jundiai.sp.gov.br/2024/04/22/na-egp-jundiai-conduz-encontro-regional-sobre-eliminacao-vertical-do-hiv/