EGP | https://egp.jundiai.sp.gov.br

Mês da Luta Antimanicomial: saúde inicia programação na EGP

Publicada em 05/05/2023 às 07:44

Com uma roda de conversa com a psicóloga e precursora dos processos de desinstitucionalização no Estado de São Paulo, Mirsa Dellosi, foram abertas na última quarta-feira (3) as atividades do Mês de Luta Antimanicomial, promovidas pela Coordenação de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). O evento ocorreu na Escola de Governo de Jundiaí.

Neste ano, as ações tem como tema “Saúde Mental e o Direito à Cidade: construções e reinvenções possíveis para o habitar em liberdade”. Mirsa trouxe sua vivência no processo de fechamento de manicômios, além de atualizações sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

“O cuidado em liberdade, o respeito e o direito de ir e vir são fundamentais. Trancar não é tratar. Jundiaí tem uma política de saúde mental já traçada e implantada. É uma cidade que está de parabéns por suas ações e por mobilizar a sociedade em torno da Luta Antimanicomial”, acrescentou.

Para o Coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri, o evento foi positivo, ao reunir trabalhadores e usuários dos serviços, e uma especialista que vivenciou o processo. “Anualmente, no mês de maio, fazemos questão de reiterar a importância da desinstitucionalização das pessoas com transtornos mentais e da retomada da vida na cidade, celebrando o movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Ainda temos desafios, mas os avanços alcançados são importantes, pois a inclusão é o melhor cuidado”, afirmou.

Programação
Nesta sexta-feira (5), das 13h às 16h, a programação continua com intervenção e caminhada na região central, com trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental da cidade. A ação integra as atividades da Sexta no Centro.

No dia 11, das 8h30 às 17h, será promovido o Fórum da Luta Antimanicomial, no Sesc Jundiaí. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link. As vagas são limitadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://egp.jundiai.sp.gov.br/2023/05/05/mes-da-luta-antimanicomial-saude-inicia-programacao-na-egp/