EGP | https://egp.jundiai.sp.gov.br

EGP sedia evento visando aumentar a empregabilidade de pessoas com deficiência

Publicada em 31/03/2022 às 15:53
Participantes do evento na EGP

Nesta quinta-feira (31) a Escola de Gestão Pública de Jundiai promoveu um encontro que contou com a presença de auditores fiscais do Ministério do Trabalho, de representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência de Jundiaí, INSS, Senai, Cerest Jundiaí, do Gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Cristiano V. Castro Lopes, da professora Clara Magalhães (Presidente da EGP), de funcionários do Espaço “Jundiaí Empreendedora” localizado no Maxi Shopping, funcionários de oito empresas da cidade, entre outros, com o objetivo principal de discutir formas de aumentar a oferta e a ocupação de vagas de emprego destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD).

Além do aspecto legal, das cotas mínimas que as empresas devem respeitar no tocante a contratação de PCDs e dos aspectos relevantes envolvendo a fiscalização das empresas e a composição dessas vagas, explanado pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Sra. Rosemary Cristina Pontoni, foi demonstrado pelo gestor Cristiano Lopes a operacionalidade do sistema “Jundiaí Empreendedora” que conta atualmente com um cadastro online (na web) com vagas abertas destinadas a PCDs e também dados e currículos de quem está à procura dessas vagas.

Para a presidente da EGP, professora Clara Magalhães, o evento foi um sucesso: “Todos os entes envolvidos participando do mesmo encontro ajudou a fortalecer o vínculo entre eles, de modo que a atuação conjunta produzirá efeitos positivos no preenchimento das vagas destinadas às pessoas com deficiência na cidade, cumprindo-se assim a legislação vigente e a responsabilidade social das empresas empregadoras”.

A própria EGP, entidade sede do encontro, é um exemplo no tocante a acessibilidade e as vagas de empregos destinadas aos PCDs, pois conta com 2 colaboradores PCDs e mais um em fase de contratação.

Ao todos serão realizados 5 encontros como esse e, ao seu final, um Manual será produzido para orientar as empresas visando o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e da responsabilidade social em todo município.


Link original: https://egp.jundiai.sp.gov.br/2022/03/31/egp-sedia-evento-visando-o-aumento-da-empregabilidade-de-pcds-na-cidade/