EGP realiza cerimônia de formatura e entrega de certificados a agentes da GM capacitados em Libras

Publicada em

Na última sexta-feira, a Escola de Gestão Pública (EGP) promoveu, na sede da Guarda Municipal, a cerimônia de formatura do curso de Libras – módulo intermediário. O evento contou com a presença do presidente da EGP, Silas Feitosa; do secretário de Segurança Pública, Guilherme Rigo; e da primeira-dama do município, Ellen Martinelli.

O curso, ministrado pela guarda municipal Ariane Arenhart, integra uma formação composta por três etapas – básico, intermediário e avançado – e busca ampliar o acesso à comunicação inclusiva entre servidores públicos e a população.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida oficialmente pela Lei Federal nº 10.436/2002 e desempenha papel essencial na promoção da acessibilidade e da inclusão social da comunidade surda. O domínio da Libras pelos servidores públicos permite um atendimento mais humanizado, acessível e igualitário, fortalecendo os princípios da cidadania.

Durante a cerimônia, a primeira-dama Ellen Martinelli destacou o papel transformador da iniciativa: “Quando o servidor aprende Libras, ele abre uma porta de diálogo com milhares de cidadãos que muitas vezes encontram barreiras na comunicação. É um gesto de respeito, empatia e inclusão.”

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Rigo, ressaltou o impacto no atendimento prestado pela corporação: “A Guarda Municipal e demais servidores capacitados em Libras estarão ainda mais preparados para acolher e atender toda a população, reforçando nosso compromisso com a segurança e a cidadania de forma acessível.”

Já o presidente da EGP, Silas Feitosa, enfatizou a missão da Escola de Gestão Pública em investir na formação de servidores: “A EGP tem trabalhado para oferecer cursos que impactam diretamente no atendimento à população. A Libras é uma ferramenta de inclusão e cidadania, e ver servidores avançando nessa formação é motivo de orgulho para nossa instituição.”

Com a conclusão do módulo intermediário, os participantes agora se preparam para o módulo avançado, que completará o ciclo de aprendizado. A expectativa é de que a formação contribua para ampliar a rede de servidores aptos a oferecer um atendimento acessível e inclusivo em diferentes áreas da administração pública.