EGP sedia curso gratuito de Python com Drones voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social

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A Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP) sediou, neste sábado, 5 de julho, a primeira aula do curso Programação em Python com Drones, uma iniciativa inovadora que une educação, tecnologia e inclusão social. A formação é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a autarquia, a empresa Iron Mountain do Brasil LTDA, a organização Brazil Flying Labs, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jundiaí e o CREAS de Cajamar.

Esta é a quinta edição do curso na cidade, que nesta turma atende 18 estudantes do ensino médio, sendo 9 de Jundiaí e 9 de Cajamar, todos em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem como principal objetivo democratizar o acesso ao conhecimento em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), despertando o interesse dos jovens por carreiras na área de tecnologia.

A formação ocorre ao longo de 11 encontros presenciais semanais, com duração de 4 horas cada. O conteúdo programático abrange desde os conceitos básicos da linguagem Python até a automação de voos com drones, uso de sensores para coleta e análise de dados e aplicações práticas em projetos reais. Além das aulas, os participantes contam com vídeos tutoriais de reforço, tarefas semanais e desenvolvem um projeto final em grupo, no qual precisam criar uma missão de voo para um minidrone utilizando Python.

Segundo Marcelo Camargo, instrutor do curso e Diretor de Engenharia da Iron Mountain, o foco está em tornar o conteúdo acessível e envolvente, mesmo para quem nunca teve contato com a programação. “O único pré-requisito é ter curiosidade. A gente ensina do zero e mostra que tecnologia também é para eles. A intenção é abrir horizontes e, quem sabe, mudar trajetórias”, afirma.

Além de promover o domínio de uma linguagem altamente requisitada no mercado, o curso também visa reduzir desigualdades sociais, estimular a colaboração entre jovens de diferentes realidades e fomentar o networking entre os participantes.

O curso faz parte do programa global de impacto social da empresa, chamado Moving Mountains, que apoia e financia projetos educativos e de inclusão em diferentes partes do mundo. Como incentivo, os dois alunos mais bem avaliados ao final da formação receberão laptops novos como prêmio, com possibilidade de inserção futura no mercado de trabalho, inclusive dentro da própria Iron Mountain.

Um exemplo de sucesso dessa proposta é o de Wellington Frankin, ex-aluno da primeira edição do curso, que hoje atua como desenvolvedor de software na Iron Mountain e participa da nova turma como monitor, servindo de inspiração para os novos alunos.

A parceria reforça o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo educação de qualidade, equidade de oportunidades e inclusão digital, com impacto direto nas comunidades de Jundiaí e Cajamar.