Jovens do projeto “Ressignificando Histórias” participam de treinamento na EGP
Nesta quarta-feira (31), a EGP recebeu dez jovens participantes do projeto “Ressignificando Histórias”, promovido pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC).
Na Escola de Gestão Pública os jovens participaram da oficina de criatividade oferecida pelo CIEE e que faz parte do projeto. No total serão 4 encontros na EGP nesse mesmo formato. O projeto tem como objetivo principal preparar os jovens, todos de famílias de baixa renda, para o mercado de trabalho. No projeto, durante 12 meses, os adolescentes participam de Oficinas Culturais e de Restauração e Catalogação de Objetos de Valor Histórico desenvolvidas por servidores da UGC, além de Oficinas de Formação para o Mundo do Trabalho realizadas pelas UGADS. Cada um deles recebe uma bolsa-auxílio, vale transporte e o Cartão + Alimentação.
Mayara, uma das participantes do projeto, ressaltou a importância e a responsabilidade do trabalho realizado por eles nos documentos e objetos da Biblioteca Pública (Complexo Argos) e do Acervo Histórico na Avenida União dos Ferroviários.
Kamilly Gabrieli Ferreira Dias, de 14 anos, fala empolgada sobre o aprendizado. “Os documentos do acervo histórico são muito delicados. Usamos máscara e luvas para fazer a limpeza, além de catalogarmos e digitalizarmos os livros”.
Educadora Social da UGADS e coordenadora do projeto, Edilaine Cardoso Santos ressalta a importância do aprendizado para esses jovens. “Nós queremos que esses jovens ganhem repertório sociocultural, mas também múltiplas vivências. E mostrar também que sonhos são possíveis”.
Nesta mesma semana, o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni e demais servidores da Prefeitura de Jundiaí já haviam recebido esses jovens participantes do projeto. Para o prefeito Luiz Fernando, “Foi muito importante receber os jovens na Prefeitura. Eles são parte fundamental da construção de uma cidade melhor. E nós, enquanto poder público, queremos ser um dos meios para ajudá-los na realização de sonhos e no crescimento profissional”, disse o prefeito.
Fonte: PMJ / EGP