Com 18 empresas participantes, EGP realiza o 3º encontro de sensibilização para empregabilidade de pessoas com deficiência
Nesta terça-feira (16) a Escola de Gestão Pública de Jundiai promoveu mais um encontro de sensibilização com a presença de auditores fiscais do Ministério do Trabalho, de representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência de Jundiaí, INSS, Cerest Jundiaí, da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, funcionários do Espaço “Jundiaí Empreendedora” e de funcionários das 18 empresas participantes, com o objetivo principal de discutir formas de aumentar a oferta e a ocupação de vagas de emprego destinadas às Pessoas com Deficiência (PCD).
Com 52 participantes, o evento foi aberto com a apresentação musical de 2 artistas PCDs que encantaram a todos. Além do aspecto legal, das cotas mínimas que as empresas devem respeitar no tocante a contratação de PCDs e dos aspectos relevantes envolvendo a fiscalização das empresas e a composição dessas vagas, explanado pelos auditores do Ministério do Trabalho, foi demonstrado a operacionalidade do sistema “Jundiaí Empreendedora” que conta atualmente com um cadastro online (na web) com vagas abertas destinadas a PCDs e também dados e currículos de quem está à procura dessas vagas. O evento contou também com a participação, de forma online, da Sra. Marinalva Cruz, Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade na Turma do Jiló e Consultora em políticas públicas para inclusão profissional de pessoas com deficiência.
Para a presidente da EGP, professora Clara Magalhães, esses eventos são um sucesso: “Todos os entes envolvidos participando do mesmo encontro ajuda a fortalecer o vínculo entre eles, de modo que a atuação conjunta produz efeitos positivos no preenchimento das vagas destinadas às pessoas com deficiência na cidade, cumprindo-se assim a legislação vigente e a responsabilidade social das empresas empregadoras”.
A própria EGP, entidade sede do encontro, é um exemplo no tocante a acessibilidade e as vagas de empregos destinadas aos PCDs, pois conta com 3 colaboradores PCDs.
Ao todos serão realizados 5 encontros como esse e, ao seu final, um Manual será produzido para orientar as empresas visando o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e da responsabilidade social em todo município.